• Bruxa Cientista
  • Posts
  • A coragem de desacelerar: enfrentando as mentiras do mundo digital

A coragem de desacelerar: enfrentando as mentiras do mundo digital

Newsletter Bruxa Cientista Edição #022

Em poucos dias minha empresa fará 10 anos. Desde o começo empreendi digitalmente. Primeiro como um e-commerce de produtos importados, depois com consultorias de negócios online até chegar nos grupos de desafios e atuais cursos e mentorias digitais.

Ao longo dessa jornada, cresci como empreendedora e também como pessoa. Empreender foi um mergulho de autoconhecimento, encarando vários medos e sombras.

Muita coisa mudou no cenário do empreendedorismo digital, mas uma constante se manteve: a narrativa da produtividade incessante.

Nessa edição vou relevar a verdade obscura por trás desse frenesi.

As mentiras que nos venderam sobre sucesso no digital

Palmas para Hannah Waddingham por usar a bolsa de papelão feita pela filha de 9 anos. Isso sim é sucesso!

Basta investir 5 minutos em redes sociais como o Instagram ou o Tik Tok para você identificar a imagem do sucesso:

  • Viagens para Dubai ou ilhas paradisíacas;

  • Pertencimento a uma dessas duas tribos: a do blazer e batom vermelho ou a do fod@-se, "sou quem eu sou";

  • Participação em Masterminds (grupos de negócios) onde placas de faturamento são distribuídas e você é reconhecido pelo valor que vende (não importa se nos bastidores você tem prejuízos);

  • Posts onde você se vulnerabiliza partilhando sobre seu burn-out, sua depressão ou suas crises de ansiedade recentes (não diminuo a dor de quem passa por isso! falaremos mais desse ponto adiante).

Nesse ritmo, é comum ver pessoas fazendo lives, gravando comerciais ou stories quando estão de "férias". Afinal de contas, mesmo sua vida privada e momentos de descanso são oportunidades de vender a sua solução única para o sucesso no digital.

Após anos inserida nesse mercado, identifiquei as 5 maiores mentiras que o digital nos conta: (cada uma daria uma newsletter inteira!)

  1. A ilusão da liberdade absoluta

  2. O mito do sucesso instantâneo

  3. A pressão pela perfeição

  4. A romantização do burn-out

  5. A invisibilidade do trabalho não remunerado

Esta última atinge em cheio nós, mulheres. Afinal de contas, se você está em casa o dia inteiro "empreendendo", certamente também pode cuidar das crianças, organizar a rotina e por aí vai. Estou mentindo?

Essas não são as únicas mentiras vividas no digital. Quais outras você vê? (Se quiser dividir comigo, vou adorar saber a sua visão).

A verdadeira liberdade

O que podemos fazer?

A resposta não é aquela nova mentoria que vai te ensinar a vender uma mentoria "rai tiquete"(termo criado pela maravilhosa Gabi Pazos em um post excelente publicado faz poucos dias, aqui).

Cansei de buscar a resposta para essa pergunta em mais um curso ou mentoria com a nova estratégia milagrosa do digital.

A resposta só veio quando eu silenciei o barulho externo e me ouvi.

Sucesso tem sido a minha consistência em me exercitar, mesmo que seja uma hora de caminhada na beira mar com meu esposo, aos domingos.

Precisamos de muita coragem para ir na contra mão do que vemos nas redes sociais.

Falei sobre isso em edições passadas onde conversamos sobre inveja e também a decisão de deletar o Instagram do telefone por um mês.

Precisamos lembrar que podemos escolher nossos caminhos.

Hoje li em um perfil de uma amiga íntima que "vida leve é uma conta bancária cheia. Quanto vai custar (a ela), é outra história".

Essa é a opinião dela. Sua escolha. Não precisa ser a minha, nem a sua.

Não precisamos brigar, discutir, polarizar ou querer enfiar goela abaixo o nosso estilo de vida e as nossas escolhas aos outros.

Eu, por exemplo, discordo muito dessa opinião. Te explico porquê a seguir.

Dinheiro não compra tranquilidade

Eu podia sustentar minha opinião com os resultados de inúmeras pesquisas da minha área de estudo (psicologia), para te convencer que dinheiro não traz felicidade real.

Porém, seria hipocrisia dizer que não precisamos ou queremos dinheiro.

Essas mesmas pesquisas falam que após ultrapassarmos o nível de miséria (onde sim, dinheiro traz felicidade, um teto e comida na mesa), nossa realização não cresce na mesma proporção do dinheiro.

Basta uma pesquisa rápida para vermos que muitas vezes é ilusão achar que precisamos de mais dinheiro para então sermos felizes.

Alguns exemplos:

  1. A apresentadora e ex-modelo Anna Hickmann que até hoje está envolvida em embates judiciais com o ex-marido, que desviou 41 milhões de reais da empresa dela. Além do roubo, ela foi agredida fisicamente. Nem todo dinheiro do mundo e a gorda conta bancária podem compensar a dor ou prevenir tudo que ela passou (ainda está passando).

  2. Steve Jobs morreu de um câncer de pâncreas, aos 56 anos e suas últimas palavras foram: "Cheguei ao auge do sucesso no mundo dos negócios. Nos olhos dos outros, minha vida é um epítome do sucesso. No entanto, além do trabalho, tenho pouca alegria. No final, a riqueza é apenas um fato da vida ao qual estou acostumado".

  3. Rodrigo Leonel, venceu o concurso popular BBB 2. Apesar do prêmio milionário, em menos de cinco anos perdeu todo o dinheiro em investimentos que não deram certo. Em 2007, foi preso por estelionato e precisou do empréstimo da família para pagar os 30 mil de fiança.

Podemos falar de muitas outras histórias, mas você já deve ter entendido onde quero chegar.

Okay, se após garantir as necessidades básicas, não é dinheiro que me trará felicidade e leveza na vida, o que nos garante isso?

A verdadeira riqueza

O imperador romano Marcus Aurelius dizia: "Se você busca tranquilidade, faça menos".

Sêneca nos trouxe uma reflexão similar: "Você pergunta qual é o limite adequado para a riqueza de uma pessoa? Primeiro, ter o que é essencial, e segundo, ter o que é suficiente".

O estoicismo é uma filosofia criada na Grécia a mais de 2000 mil anos e propagada por nomes como estes acima.

Posso escrever uma newsletter inteira mergulhando com profundidade nessa filosofia. Me responde dizendo se isso te interessa?

De forma resumida, o estoicismo nos oferece uma grande lição: a de que a verdadeira felicidade está dentro de si mesmo.

Se a verdadeira felicidade está dentro da gente, onde está a real riqueza?

Kyra, um verdadeiro tesouro que apareceu na casa da minha mãe e logo roubo a atenção e o coração de todos nós.

Viver sempre acelerado, "on the go", como dizemos em inglês, tem um preço alto. Nos rouba a presença.

A verdadeira riqueza é ter uma vida onde aproveitamos mais o momento presente e não o futuro que vai chegar quando você conquistar isso ou aquilo.

Te convido a refletir: onde foi que essa vibe de "I want it all, I want it all, I want it now"(amo Queen!), nos levou?

Será que uma vida mais agitada, com mais compromissos, é mesmo uma vida melhor?

Te desafio a fazer uma lista agora dos 10 momentos mais felizes da sua vida. Tenho certeza de que a maioria deles não estava relacionada a quanto dinheiro você tinha na sua conta bancária.

Agora faça a lista das coisas que te fazem feliz hoje. Novamente, uma conta bancária gorda deve perder.

Ficamos felizes com um gato ronronando no nosso colo. Com a risada de uma criança que amamos.

Eu fico feliz com cheiro de café fresco.

O abraço do meu marido. O barulho do mar. Aprender algo novo. Uma conversa com uma amiga especial.

Minha lista é imensa! Apesar de algumas coisas necessitarem de recursos financeiro para serem realizadas, existem tantas outras que não me exigem um centavo sequer.

Eu não sei o que te faz verdadeiramente feliz. Mas sei que se você puder desacelerar e viver com mais presença no dia a dia, irá descobrir.

Indicações de Newsletters incríveis

Alquimia da mente do meu mentor Henrique Carvalho. Olha tá aí um cara que já passou por poucas e boas no digital. E sim, ele também já se iludiu. Mas ajustou seu rumo. Eu sou suspeita para falar dele pois compro tudo que ele vende! O Henrique é uma das raras pessoas que não tem vergonha de admitir seus erros e que escolhe quem ele mentora não por dígitos mas sim por caráter. É uma honra poder ser astróloga e eterna aluna dele.

Na edição mais recente ele me surpreendeu com uma teoria sobre amor que eu não conhecia. A teoria dos três amores. Confere a última edição e aproveita para se inscrever na news dele no link azul ali de cima.

Minha próxima indicação de newsletter foi um grande presente que a vida me deu em 2022, minha amiga Dea Felicio. A gente tem tanto em comum que até nos assustamos. Nossa jornada é parecida, desde executivas de sucesso até mulheres que ficaram doentes e foram buscar autoconhecimento. Novamente, sou suspeita para fazer essa indicação, ainda mais depois dos elogios explícitos que ela fez a mim em sua última edição. Se você duvidar da minha indicação, confie na do HC. Ele elogiou muito a última edição da Dea. E ela também falou sobre a ilusão do digital, sobre a perspectiva dela. Confira aqui.

Minha última indicação de news hoje é de um cara que admiro muito. O Lucas viralizou com uma edição da news dele, quando ele falou sobre perfeccionismo tóxico. Achei que essa indicação casaria bem com o tema da leitura de hoje, caso queira complementar. Além disso, a news dele é uma verdadeira aula para quem busca escrever melhor (inclusive sou assinante da news paga também!).

Favoritos da semana 🏆

FIlme: É até covardia eu te indicar um filme que ganhou vários Oscars. Arrisco cair no óbvio mas eu gostei demais do Poor Things. Me impressionou a interpretação da Emma Stone e como a evolução da personagem mostra o quanto ela vai sendo mais criticada e fica menos interessantes para os outros quando se posiciona. Fora todas outras reflexões que o filme nos traz. Uma boa pedida pra gente refletir sobre o que realmente importa na vida!

Livro: Já indiquei alguns acima mas agora vou te recomendar o que estou lendo no momento. Estou relendo o livro Man's search for meaning fo Viktor E. Frankl. Para quem não o conhece, ele sobreviveu ao holocausto e é o criador da logoterapia. Essa é uma das linhas que eu uso nos meus atendimentos terapêuticos. A logoterapia nos ajuda a buscar sentido na vida. É um livro fininho mas profundo. Volta e meia releio para refletir sobre as minhas escolhas. Aqui o link dele em português: Em busca de sentido.

Oportunidade

Até o final de Março estamos oferecendo um cupom de desconto no valor de 500 reais no meu curso principal: Astrologia e Autoconhecimento.

Invés de investir 1497 R$, você terá acesso ao meu curso mais completo por somente 997 R$ e irá dominar a interpretação do seu mapa astral. É a oportunidade de entender como funciona um verdadeiro GPS que pode trazer mais prosperidade e leveza para sua vida. Se interessou? Pega seu cupom agora, clicando aqui.

Sobre a Newsletter Bruxa Cientista

Newsletter Semanal, nem sempre enviada no mesmo dia da semana (surpresa!). Escrita por Fabi Ormerod compartilhando experiências e perspectivas sobre mentalidade, mundo sutil e mundo concreto.

Newsletter configurada e enviada pela plataforma BeeHiiv.
Bruxa Cientista - Edição #022

Reply

or to participate.