- Bruxa Cientista
- Posts
- Um é maior que zero
Um é maior que zero
Newsletter Bruxa Cientista Edição #038
O título desta edição é uma frase que o HC me disse outro dia no Whatsapp, quando ele comentou algo sobre a minha consistência nos exercícios (me elogiando). Eu retribuí o elogio reclamando da minha lesão no cotovelo, dores e como não tenho treinado 4-5 vezes por semana. Invés disto, tenho caminhado, corrido, feito somente membros inferiores (ultimamente nem isso).
A resposta dele foi: 1 > 0.
3 caracteres que me fizeram refletir muito e quis trazer a conversa para cá.
Acho que vai ser valioso termos essa reflexão, especialmente considerando o céu da semana (sim, ainda falo de astrologia!). Amanhã temos um eclipse, o primeiro de uma série de eclipses nos próximos 18 meses. Mas falo mais sobre isso em seguida!
Você está sempre atrás de uma vitória?
Necessidade de ser melhor sempre?
A primeira coisa que quero conversar hoje é sobre o quanto nossa humanidade está sobrecarregada. Isso não é surpresa para ninguém e muitas pesquisas já foram publicadas sobre os alarmantes números globais sobre nossa saúde mental.
Mais assustadores são as estatísticas sobre mulheres e dados sobre o Brasil. Nosso país é campeão mundial em ansiedade e uso de alguns tipos de psicotrópicos. Mulheres são recorde mundial em casos de burnout.
Com muita frequência, responsabilizamos a própria pessoa pela sua saúde. Esquecemos que saúde é algo holístico e que existem fatores que fogem ao nosso controle, mas que nos afetam.
Um destes fatores é a nossa cultura e as construções sociais sobre gênero. Em pesquisa as chamamos de gender norms. Por exemplo, a expectativa de que mulheres sempre são cuidadoras e homens são provedores. Estes são exemplos de “gender norms”.
As gender norms são pressões internalizadas, que não percebemos, mas que buscamos performar. Quando somamos a isso o discurso neoliberal e meritocrático de que basta se esforçar mais para conseguir, e temos um prato cheio!
Mulheres sem rede de suporte, tentanto equilibrar mil pratos ao mesmo tempo. É claro que algum deles vai cair e quebrar. Muitas mulheres ainda acham que isso é possível e contam com a ajuda de uma pílula (literalmente), para lidar com as dificuldades do dia a dia.
Sim, podemos melhorar, buscar nossos objetivos, etc. Mas viver em função disso vai nos desgastar sempre. O importante é começarmos a ter conversas abertas e sinceras sobre essas questões, questionar o status quo, entender que não é tudo sobre a gente.
Um livro muito interessante sobre isso se chama Aurora, o despertar da mulher exausta. Ele foi escrito pela autora do podcast Obvious, um dos meus favoritos. Neste livro ela fala com humor sobre estes conflitos e questões que permeiam o ser mulher nos dias atuais.
Admito que desde muito cedo aprendi a me cobrar para ser a melhor em tudo que faço. Detalhes disso rendem uma outra news - me diz se quer que eu falo mais sobre isso respondendo este email?
Eu poderia aprofundar agora nos porquês deste comportamento, que tem pitacos das nossas questões estruturais, mas também envolve questões sobre a minha própria personalidade.
Parece contraditório visto o que falei acima sobre neoliberalismo, porém, meu ponto é este: tudo que nos atravessa é multifatorial e complexo. Não tem uma explicação simples e soluções rápidas.
É aí que a astrologia pode nos ajudar.
O eclipse desta semana
Se você gosta de astrologia já deve estar sabendo que temos uma superlua esta terça feira. Teremos um eclipse lunar no grau 25 de Peixes. O primeiro de uma série de eclipses nos próximos 18 meses no eixo Peixes - Virgem.
Eclipse Lunar, banco de dados Pexels
Meus alunos tem uma aula bônus inteira sobre eclipses lá no Astrologia e Autoconhecimento (se você quiser acessar uma oferta de 500 reais para adquirir esse curso, procura a Ste aqui).
De forma bem resumida, um eclipse lunar é um convite para que você encerrar ciclos e refletir.
A Lua é associada simbolicamente ao passado e sentimentos. Quando ela é “eclipsada” é como se estivéssemos recebendo um convite para cobrir essas questões. Quem brilha é o Sol, com sua luz, simbolismo de direção, de novo caminho.
Porém, eclipses não são sempre relevantes para todos nós. Precisamos ver seu mapa em particular e entender se você tem pontos ou planetas no grau do eclipse ou fazendo ângulos para este grau.
Apesar disto, podemos usar esse momento para fazer uma reflexão, independente de ter uma significância astrológica ou não em nosso mapa. Peixes é último signo do zodíaco e acredito que isso reforça mais ainda o chamado para finais de ciclos.
Que ciclos você precisa encerrar por aí?
Preconceitos e Pesquisa: Peixes fala de um novo tempo
A astrologia nos ensina sobre nosso autoconhecimento, mas também é útil para entendermos movimentos geracionais.
Esse é o primeiro de uma série de eclipses que vai acontecer no eixo de Peixes - Virgem. Entre outras coisas, Peixes rege a espiritualidade, o inconsciente e a transcedência. Em seu reinado está tudo que nos leva para a não matéria.
Peixes fala de artes, músicas, álcool, drogas, anestesia, tudo que altera a nossa consciência.
Acho interessante ver que cada vez mais existem pesquisas com substâncias que alteram a nossa consciência. Calma, respira, abre espaço apesar de qualquer preconceito que você tenha: sim, estou falando do uso medicinal da maconha, microdose de psicodélicos e substâncias afins.
Acredito que em um futuro não muito distante, muitas doenças serão tratadas com estas substâncias. É interessante refletirmos sobre as possibilidades e implicações que estes novos tratamentos trazem.
Por exemplo, não há dúvidas em termos de evidências científicas. quanto ao benefício do uso medicinal da maconha. Você pode ler mais sobre isso neste artigo científico aqui.
Aproveito para te ensinar algo sobre estudos científicos: não é porque é um artigo publicado, que significa ciência de qualidade. Existe uma hierarquia entre os estudos, quanto a qualidade da evidência.
De forma geral, os estudos mais confiáveis, são chamados de meta-análises. Estes estudos fazem uma revisão de tudo que já foi estudado sobre um tema e analisa os resultados em conjunto.
Agora se o estudo que você está lendo tiver palavras como “cross-sectional", estudo transversional, transversional-observacional, eles são os menos confiáveis. Te explico: significa que os resultados foram encontrados somente com uma determinada amostra, para uma população específica, em um determinado tempo.
Por exemplo, no caso da maconha medicinal, seria um estudo feito no Brasil, em 2024, com 300 pessoas. Significa que a pesquisa é ruim? Não! Mas significa que os resultados se aplicam somente aquela amostra. Não podem ser generalizados.
Já em uma meta-análise, temos conclusão que são generalizadas porque reúnem tudo que já foi estudado sobre um tema, para um determinado período e em diversas amostras, em condições distintas.
Existem países onde já está liberado o uso medicinal da maconha. Alguns deles são a Nova Zelândia, Alemanha, Itália, Grécia, etc. Isso não é a mesma coisa que dizer: sou a favor do uso recreacional da maconha. Eu mesma nunca experimentei a famosa erva, só de sentir o cheiro fico enjoada e passo mal. Mas sim, sou a favor, como farmacêutica, bioquímica e psicóloga da saúde, do seu uso medicinal.
Resumo da ópera, ou do eclipse: acredito que nos próximos 18 meses, vamos cada vez mais falar sobre o uso medicinal destas substâncias.
Inclusive, esta edição, tem o patrocínio de um fabricantes de balas medicinais (que não é autorizado no Brasil). Abaixo você pode saber mais sobre a loja deles e te convido a clicar por curiosidade e conhecimento, deixando seus preconceitos de lado.
Se apesar de tudo que dividi nesta seção, você não achar relevante saber mais sobre isso, te convido a clicar na imagem abaixo mesmo assim, pois a empresa me patrocina e quando você clica, está me ajudando também! #obrigada.
This cannabis startup pioneered “rapid onset” gummies
Most people prefer to smoke cannabis but that isn’t an option if you’re at work or in public.
That’s why we were so excited when we found out about Mood’s new Rapid Onset THC Gummies. They can take effect in as little as 5 minutes without the need for a lighter, lingering smells or any coughing.
Nobody will ever know you’re enjoying some THC.
We recommend you try them out because they offer a 100% money-back guarantee. And for a limited time, you can receive 20% off with code FIRST20.
Para concluir essa edição reflexiva, te sugiro um simples exercício para o dia do eclipse. Escreva uma carta com tudo que você gostaria de encerrar na sua vida. Pense em coisas que precisam “ir". Escreva com o coração e na noite do eclipse, queime a carta, como um pequeno ritual.
Se fizer, me conta como se sentiu depois?
Nos vemos em breve, pós eclipse, em uma próxima edição!
Favoritos da semana 🏆
Semana passada devorei com uma amiga o seriado da Apple TV, A mulher do Lago. Neste link você pode ver o trailer. Eu adorei o elenco, a história em si e o figurino. Recomendo especialmente se você curte seriados de mistério.
Como estive em congresso nos últimos dias, não tenho muitas recomendações nesta edição, mas vou te fazer mais uma: o Livro da Michele Obama, a Luz que nos Ilumina.
Ainda não acabei o livro, que é a leitura do mês no meu clube literário, o Alquimia Literária. Apesar disso, já posso te recomendar a leitura. Neste livro conhecemos um outro lado da ex-primeira dama. Mais que isso, ela fala de coisas simples, que podem nos ajudar com a nossa saúde mental e obstáculos em geral.
Mais Indicações de leitura
Essa semana quero te indicar outras newsletters que tem conteúdos que eu gosto e acredito serem interessantes.
A Newsletter da Dea, minha querida amiga. Ela fala sobre temas que tocam todos nós, desde negócios até questões terapêuticas e familiares. Uma das coisas que mais gosto na news dela, é sua habilidade de contar histórias pessoais que conectam com experiências que todos nós já passamos.
|
A outra news que vou te recomendar é Gustavo, que fala sobre produtividade mas também cuidado com a sua saúde integral. Você pode assinar clicando aqui.
Por último, te recomendo a News de quem me ensinou a criar a minha newsletter, meu mentor de escrita e negócios, HC. Cada news é uma verdadeira aula!
|
Alquimia Literária
Ja teve vontade de participar de algum clube de leitura? Este mês, no meu clube do livro Alquimia Literária, estamos lendo um dos livros da Michelle Obama.
Caso você queria se unir ao nosso grupo pode fazer o upgrade da sua newsletter, pode escolher a assinatura mensal ou anual. Tá tudo explicadinho neste link aqui.
Sua opinião é importante!
Atendimentos comigo em Outubro
Ah antes de você concluir sua leitura, quero lembrar que meus cursos e workshops seguem a venda. E sim, eu ainda faço atendimentos. Porém tenho poucas vagas porque meu tempo está focado no meu doutorado.
No momento tenho 4 vagas para Outubro. Alunos tem mais de 100 reais de desconto no atendimento! Para saber mais fala com a Ste, neste whatsapp aqui.
Ah, se você é aluno do meu curso Astrologia e Autoconhecimento e deseja renovar seu acesso por um ano com 50% de desconto, fala com ela também neste número.
Beijocas e nos vemos em breve!
Fabi Ormerod
Newsletter Escrita por Fabi Ormerod compartilhando experiências e perspectivas sobre mentalidade, mundo sutil e mundo concreto.
Newsletter configurada e enviada pela plataforma BeeHiiv.
Bruxa Cientista - Edição #038
Reply